Terapias de Vidas Passadas (TVP)
A Terapia de Vidas Passadas é um método psicoterápico que utiliza a técnica da regressão para acessar memórias inconscientes de existências anteriores.
Com a Terapia de Vidas Passadas a pessoa irá relembrar os traumas do passado que estão relacionados com os problemas da vida atual, liberando os bloqueios e eliminando os sintomas que atrapalham o seu desenvolvimento.
Através da TVP podem-se resolver bloqueios e dificuldades que nos afetam nesta vida. Situações que ficaram inacabadas, mal resolvidas em outras vidas e que precisam ser reexaminadas, entendidas, compreendidas e reprogramadas. Geralmente a pessoa vai acessar vidas que têm ligação com seus problemas atuais.
O poder terapêutico da regressão a vidas passadas reside no fato de que a maioria de nós, em nossas vidas anteriores, fomos vítimas de traumas e sofrimentos muito intensos, e toda essa emoção ficou armazenada em nosso inconsciente. Nos dias atuais, essa memória que não reconhecemos objetivamente nos influencia de um modo negativo, podendo criar padrões de comportamentos e crenças centrais que se originaram em existências anteriores.
Toda a revivência produz uma descarga, que é proporcional ao nosso envolvimento com as cenas e acontecimentos passados. Assim, podemos realizar a chamada catarse, que é a liberação de cargas energéticas que ficaram cristalizadas no nosso psiquismo devido ao trauma e sofrimento.
Durante a regressão à vidas passadas, a pessoa não volta ao passado, ela continua consciente, percebe tudo o que revivencia e pode julgar e avaliar o que acontece.
Não é necessário que se acredite em vidas passadas para fazer a terapia. Existem diversas teorias que explicam a TVP. Uma delas diz que são lembranças extraídas do Inconsciente Coletivo, termo criado pelo médico psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung; outra fala em Memória Genética transmitida de geração em geração ou ainda, de Imaginação Criativa. Se para resolver determinado problema, o inconsciente se utilizou da imaginação ou se a vivência é fruto de uma dessas teorias, não importa. O que importa são os resultados alcançados extensamente comprovados.
Na TVP, ao regredir, vamos muitas vezes para imagens inconscientes onde fomos vitimizados, mas também onde fomos perseguidores ou observadores, o que acontece é que a nível cerebral, uma determinada parte registra as emoções enquanto outra registra as imagens. Citando um exemplo, uma senhora que esteja a morrer com uma lança no estômago numa suposta vida passada (imagem inconsciente) e que tenha a pessoa amada ao seu lado a dizer: “Eu te amo”, uma parte do cérebro registra o medo da morte e outra, a imagem e palavras daquela pessoa amada. Na vida atual sempre que esta alma ouvir tais palavras, “Eu te amo”, vai desencadear os mecanismos de medo, logo esta pessoa vai sempre ter problemas afetivos nos relacionamentos.
As indicações da Terapia de Vidas Passadas são muitas, tais como:
- Apatia, angústia, desânimo, depressão.
- Medos em geral, fobias, pânico.
- Tristeza, melancolia, culpa, remorso.
- Perdas, medo de morrer.
- Assédio moral, assédio sexual, estupro, incesto, aborto espontâneo e provocado.
- Dores persistentes, doenças crônicas de origem psicossomáticas.
- Sonhos e pensamentos repetitivos, pesadelos.
- Insônia, insegurança, passividade, autocensura.
- Traumas, bloqueios, limitações.
- Compulsões, dependências e vícios.
- Possessividade, dificuldades de relacionamentos familiar, conjugal, social e profissional.